Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Formação continuada de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para o ensino de Probabilidade e Estatística
Thais Fernanda Meidas Correa, Guataçara dos Santos Junior, Cristiane de Fatima Budek Dias

Última alteração: 2019-01-02

Resumo


O presente estudo busca analisar conteúdos e vídeos do YouTube para o banco de dados de um Ambiente Virtual de Aprendizagem para o ensino de Estatística nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o Stat1. Tais vídeos serão a base de estudo de estatística básica para colaborar na formação continuada de professores dos Anos Iniciais da rede de ensino brasileiro. Para a separação destes vídeos foram considerados temas-chave da estatística aplicada a essa etapa educativa e os vídeos foram selecionados conforme o critério de relevância do próprio YouTube. Assim, os vídeos foram sendo aceitos ou rejeitados conforme uma metodologia pré-estabelecida, como tempo, dinâmica e nível de conhecimento. Além disso, para questões de análise foram registrados o número de visualizações e o canal correspondente a cada vídeo. Os resultados mostram que, nem sempre o vídeo com maior número de visualizações e/ou melhor classificado pelo buscador é o que se adéqua para o trabalho com a formação de professores dos Anos Iniciais.


Palavras-chave


Vídeos; Estatística; Professores; Anos Iniciais