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LINGUAGEM E MODELAGEM MATEMÁTICA NOS QUINTOS E SEXTOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Última alteração: 2018-12-03
Resumo
Este texto apresenta atividades realizadas em uma Iniciação Científica desenvolvida no âmbito de um projeto que investiga a cultura escolar, os processos de ensino e de aprendizagem e as concepções de docentes e discentes que estão em fase de transição do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental. Nosso objetivo foi investigar a linguagem, nesse contexto, mediada por atividades matemáticas que se configuram ou se assemelham a atividades de modelagem matemática, uma vez que essas atividades possuem características que podem minimizar o impacto dessa transição, como a problematização e a investigação de temas de interesse dos discentes. Para isso foram elaboradas algumas atividades e desenvolvidas com os alunos, as quais são analisadas à luz da filosofia da linguagem de Wittgenstein. Na elaboração dessas questões foram levados em consideração aspectos característicos de atividades de modelagem matemática, como o cuidado com os dados e informações, a observação de regularidades, a possibilidade de realizar generalizações e de definir estruturas matemáticas para expressá-las. Também analisamos livros didáticos que são utilizados nas escolas públicas do munícipio de Toledo, participantes do projeto. Essas ações resultaram na produção de dois artigos. O primeiro identifica os jogos de linguagem associados ao conteúdo frações, permitindo conhecer como a linguagem é abordada nos materiais utilizados em sala de aula. O segundo artigo, por sua vez, aponta elementos que nos permitem abordar a modelagem matemática no quinto ano, além de desenvolver uma atividade de modelagem matemática acerca do tema crescimento populacional com informações obtidas no livro didático dessa turma.
Palavras-chave
Educação Matemática; Linguagem; Modelagem Matemática