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Estudo do gerador de indução duplamente alimentado para aplicação em sistemas de geração eólica
Última alteração: 2019-05-05
Resumo
OBJETIVO: O presente trabalho tem como principal objetivo o estudo do gerador de indução duplamente alimentado a partir do levantamento de parâmetros de seu circuito equivalente, a fim de simular e ensaiar um sistema de geração eólica simplificado, presente em uma bancada didática. METODOLOGIA: O levantamento dos parâmetros foi realizado por meio de ensaios a vazio e de rotor bloqueado. A bancada didática utilizada para testes é composta por um motor de indução trifásico de 1cv acoplado ao eixo de um gerador de indução duplamente alimentado de 1cv. A simulação do sistema presente na bancada foi realizada por meio do software Matlab/Simulink com o objetivo de análise das grandezas de saída do gerador, bem como averiguar possíveis alterações no sistema de geração devido a diferentes valores de torques. CONCLUSÕES: Foram obtidas curvas características da corrente trifásica na saída do estator do gerador, as quais apresentam diferenças de comportamento a partir da conexão de cargas de valores diferentes, comprovando a premissa referente à necessidade de um torque mínimo no gerador para que este inicie a geração de energia elétrica. Os parâmetros obtidos, bem como o estudo de comportamento da bancada didática, serão utilizados na posterioridade para o estudo de detecção de falhas em geradores utilizados no sistema de geração eólica.
Palavras-chave
Gerador. Sistema Eólico. Simulação. Rotor Bobinado
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