Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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Mapa de preferência de iogurtes funcionais comercializados em supermercados do Brasil
Laura Luisi Antunes, Jefferson Ferreira de Oliveira, Celeide Pereira, Carla Adriana Pizarro Schmidt

Última alteração: 2018-10-20

Resumo


O presente estudo teve como objetivo avaliar a qualidade sensorial de três diferentes marcas de iogurtes probióticos por meio da análise sensorial e estatística. Os atributos aparência, consistência, textura, cor, doçura e sabor foram avaliados segundo a escala do ideal, enquanto a avaliação global do produto foi obtida a partir da escala hedônica, ao final construiu-se um mapa de preferência interno de três fatores, a fim de explorar de forma mais completa os dados obtidos. Constatou-se que as três marcas de iogurtes probióticos poderiam ter suas características sensoriais melhoradas, uma vez que os atributos das marcas avaliadas não foram considerados ideais por nem 50% dos provadores. A marca C foi a única que atingiu 70% de aceitação por meio da escala hedônica, valor este recomendado para o produto estar presente no mercado. No caso do produto avaliado, verificou-se que o preço não está diretamente relacionado com a qualidade e preferência do mesmo por parte dos julgadores.

Palavras-chave


Iogurte probiótico; Análise sensorial; Escala do Ideal; Escala hedônica; Mapa de preferência