Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Análise de textos em Educação Matemática: o caso do livreto Introdução ao conhecimento da esfera
Fernando Paulino de Cerqueira Netto, Mirian Maria Andrade Gonçalez

Última alteração: 2018-12-03

Resumo


Este trabalho tem por objetivo apresentar o Referencial Metodológico da Hermenêutica de Profundidade como referencial metodológico para análise de textos em Educação Matemática. O referencial, no qual chamaremos resumidamente de HP, consiste em três dimensões de análise: a análise sócio-histórica, a análise formal ou discursiva e a interpretação/reinterpretação. Por meio dele extraímos uma análise, dentre as inúmeras possíveis, do livreto Introdução ao conhecimento da esfera, do escritor francês Lacroix, no qual apresentaremos aqui de forma sucinta. O exercício de análise, exposto aqui, foi desenvolvido ao longo do segundo semestre de 2017 e primeiro semestre de 2018 como Trabalho de Iniciação Cientifica e como Trabalho de Conclusão de Curso de um dos autores. Por fim, consideramos a HP como uma interessante ferramenta para a Educação Matemática e que ser um hermeneuta requer dedicação, organização e paciência.

Palavras-chave


Análise de textos; Hermenêutica de Profundidade; História da Educação Matemática; Livros antigos