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Análise intersemiótica comparativa das obras ‘Ventos de Quaresma' e 'Onde os velhos não têm vez'
Cheila Daiana Ozelame, Wellington Ricardo Fioruci

Última alteração: 2019-02-04

Resumo


O presente trabalho é parte do projeto ‘A narrativa policial literária e cinematográfica: estudo de autores e obras contemporâneos na América’ e visa uma análise intersemiótica das obras ‘Ventos de Quaresma’ de Leonardo Padura Fuentes e ‘Onde os velhos não têm vez’ de Cormac McCarthy, em suas versões literárias e fílmicas.  Em ambas as obras será analisado como estão estruturadas como narrativa policial e a figura do detetive, levando em consideração a construção da personagem da narrativa policial tradicional para a narrativa policial contemporânea. O procedimento utilizado para o estudo é a análise comparativa da estrutura do romance policial contemporâneo em relação à estrutura do romance policial tradicional incluindo a teoria da adaptação. Para atingir o propósito desse trabalho, serão utilizados principalmente os seguintes referenciais teóricos: Reimão (1983), Massi (2011) e Hutcheon (2013). Ambas as obras literárias estão configuradas como romances policiais contemporâneos nos quais o detetive apresenta significativas mudanças no que diz respeito ao detetive do romance policial tradicional e poucas diferenças quanto à adaptação para o cinema. Dessa forma, foi possível perceber que as mudanças que ocorreram na estrutura dos romances policiais e com a personagem do detetive dos romances tradicionais para os romances contemporâneos acompanham as transformações mundiais que ocorreram após a Segunda Guerra Mundial na sociedade. No que concerne à análise intersemiótica nas obras fílmicas, percebeu-se que não ocorreram mudanças significativas na adaptação do personagem do detetive, as poucas mudanças que se fizeram são o resultado da transposição de uma linguagem para a outra.


Palavras-chave


Romance policial. Ventos de Quaresma. Onde os velhos não têm vez. Literatura contemporânea.