Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Organização e sistematização de análises hermenêuticas, por meio da HP, em Educação Matemática: o que e como tem sido feito
LUCIENE Aparecida APARECIDA DE OLIVEIRA CAMPOS, Miriam Maria Andrade

Última alteração: 2018-12-03

Resumo


Este trabalho tem por objetivo a análise de textos em Educação Matemática e está vinculado ao projeto de Exercícios de análise por meio do Referencial Metodológico da Hermenêutica de Profundidade (HP). Esta metodologia aparece timidamente nas pesquisas relacionas à História da Educação Matemática, o que despertou o olhar de alguns pesquisadores, que hoje utilizam cadernos, livros didáticos ou não didáticos, além de outros materiais para investigarem a História da Educação Matemática. Em particular, durante esta investigação foram realizadas leituras referentes a trabalhos publicados por esses pesquisadores que tratam de explorar impressos, que hoje são vistos tanto como fonte quanto objeto de pesquisa, por meio da HP. Verificamos que esse exercício de analise com a (HP) permite ir além daquilo que está visível a todos e buscar por elementos que a influenciaram essa trajetória.


Palavras-chave


História da Educação Matemática. Hermenêutica de Profundidade. Análise de textos.