Última alteração: 2018-12-10
Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar a utilização do software Algodoo no ensino de mecânica, mais especificamente no estudo de rolamento em plano horizontal e inclinado. O mesmo ocorre através de uma análise simulada em laboratório virtual, focando principalmente na interferência da força de atrito durante o movimento. No desenvolvimento das teorias e práticas abordadas, utilizou-se livros didáticos e artigos científicos atuais como referências para estudo do abordagem matemática dos problemas. Posteriormente, foram realizados estudos das ferramentas disponíveis no software para modelar as cenas de simulação. Os problemas foram simulados no Algodoo e por meio dele realizadas análises de variáveis de movimento a partir dos gráficos gerados simultaneamente ao movimento. Por fim, os resultados obtidos pelo programa foram comparados com a teoria do problema, verificando coerência entre eles. Diante destas atividades, comparado as utilidades do laboratório virtual com o físico, nota-se diversas vantagens, como a facilidade de controlar as grandezas físicas, como o coeficiente de atrito, força de arrasto, densidade e coeficientes de restituição e atração, o que permite a análise da interferência de cada grandeza, através dos gráficos gerados pelo software. Por meio do trabalho desenvolvido, foi possível verificar a real competência destas simulações na análise destes problemas, tendo o Algodoo um grande potencial para ser utilizado como recurso didático no ensino de Física.