Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Atividade Orientadora de Ensino e Análise didática: elementos teórico-metodológicos para a ação docente
GABRIEL JOSÉ CAVASSIN FABRI, Maria Lucia PANOSSIAN

Última alteração: 2019-03-14

Resumo


Esta pesquisa possui o objetivo de apresentar possíveis articulações entre duas bases teórico-metodológicas relacionadas à didática da matemática, compreendidas como Atividade Orientadora de Ensino (AOE) e a Análise Didática (AD). Para isso, optou-se por utilizar os fundamentos da pesquisa bibliográfica em abordagem qualitativa, para o reconhecimento dos elementos de cada uma, apresentando uma breve síntese delas, e criando parâmetros de comparação para a discussão de relações entre essas bases, sendo esses: o procedimento proposto de cada base teórico-metodológica; a concepção do conceito matemático; e os papéis dos sujeitos dispostos nesses movimentos. Durante o desenvolvimento dessa pesquisa, não foi encontrado nenhuma discordância epistemológica entre as bases, possibilitando concluir que o sujeito que analisa também pode estar em atividade.


Palavras-chave


Atividade Orientadora de Ensino. Análise Didática. Ação docente.

Texto completo: PDF