Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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Histórias infantis em línguas de sinais e signwriting
NATALIE TIEMY KISHIDA DE FREITAS, CAYLEY GUIMARÃES

Última alteração: 2018-12-06

Resumo


Foi observado que as crianças surdas não conseguiam ter o mesmo nível de educação formal que as crianças ouvintes devido a um sistema não preparado para recebê-las. Portanto, a importância de um processo educacional bilíngue (oral e de língua de sinais) e passivo de ser transmitido de várias formas foi fortemente frisado pela pesquisa. O objetivo do projeto era inicialmente estudar o sistema de escritas em libras, no entanto, após um breve desenvolvimento, ele passou a abordar a educação surda. Em conjunto com métodos de comunicação já existentes (como o Signwriting, que é a língua de sinais escrita), foram pensadas formas de aprimorar o desenvolvimento natural da linguagem surda. Foi escolhido um encaminhamento metodológico a partir de narrativas visuais, mais especificamente a história em quadrinhos, devido a sua versatilidade imagética e representativa. O objetivo era educar a respeito da cultura surda através de produtos interessantes e didáticos. No decorrer do processo, o trabalho prático foi constantemente validado por surdos e ouvintes a fim de que seu resultado fosse o mais coeso e preciso possível. Ao final, pôde ser percebido uma carência de pesquisas de modos de ensino que abrangem a Libras como língua materna, assim como uma necessidade de um sistema de escrita para a língua de sinais e o Signwriting. O projeto, desde sua pesquisa, através do desenvolvimento e até o produto final, foi aprovado por surdos e conhecedores do SignWriting como ferramenta para a aprendizagem da língua de sinais.

Palavras-chave


Língua de sinais; metodologias de ensino; sign language; teaching methods