Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Inclusão digital de jovens pelo estudo da robótica
Thales Romelli Rodrigues Keps

Última alteração: 2018-12-06

Resumo


O projeto deste trabalho visa a criação de um método, assim como um Kit para o ensino da robótica, que atendam duplamente as necessidades de fácil acesso e baixo custo. A proposta envolve a criação de um robô programável, com uma mecânica simples e que atenda tarefas básicas, como desviar de obstáculos e seguir trilhas. Além do robô físico, o método conta com um robô virtual tridimensional, que é capaz de realizar as mesmas tarefas, utilizando o software V-REP (Virtual Robotic Experimentation Platform), que possui uma versão comercial e outra educacional gratuita. Tanto o robô físico como o virtual podem trabalhar separadamente, de modo que se houver indisponibilidade do  primeiro, pode se usar unicamente o virtual. Tornando flexível a aplicação, diante da possibilidade de ocorrerem situações em que a utilização do robô físico não seja possível. Palavras chaves​: Robótica educacional, Simulação e Kit robótico