Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino da Matemática - Uma pesquisa exploratória
Vanessa Gonçalves Vieira, Adriana Sbardelotto Di Domenico

Última alteração: 2018-12-10

Resumo


Ensinar Matemática é um grande desafio, pois muitas vezes a disciplina é tida como de difícil entendimento, sendo repassada de forma abstrata e mecânica, o que acaba por não instigar os alunos da atualidade a aprendizagem. Como tentativa de minimizar as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem da Matemática tem-se diferentes metodologias de ensino, dentre elas as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), a qual tem o objetivo de levar o conhecimento através do uso de tecnologias, principalmente as presentes no cotidiano do aluno. O objetivo deste trabalho é explorar o contexto das TICs na área educacional. Através de pesquisas bibliográficas faz-se um breve relato de como ocorreu a inserção das tecnologias na educação, bem como, relata-se experiências de uso desta no ensino da matemática e alguns desafios e riscos da inserção das TICs na sala de aula. Como conclusão dessa pesquisa exploratória tem-se que as TICs já contribuem e podem contribuir muito mais no processo de ensino-aprendizagem da Matemática.


Palavras-chave


Ensino-aprendizagem. Educação Matemática. Tecnologias na Educação.