Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Compreensão de poesias de diferentes escolas literárias: uma análise através dos movimentos oculares.
RAFAEL FELIPE TASAKA DE MELO, ÂNGELA INÊS KLEIN

Última alteração: 2018-12-10

Resumo


No atual cenário brasileiro muito se discute acerca da capacidade de interpretação textual do cidadão. A impressão geral é de que, dados textos com maiores graus de dificuldade, é evidente a dificuldade na hora da leitura. O objetivo desta pesquisa é analisar, a partir dos movimentos oculares dos voluntários, o entendimento do aluno do superior diante de poesias e validar se seu entendimento foge do óbvio e entra em um nível mais profundo do entendimento. Para tal avaliação foram utilizadas 4 poesias de diversas classes literárias mostradas em um monitor. Para capturar os movimentos um sensor infravermelho foi utilizado acoplado a um computador para as análises. Como resultado todos os voluntários tiveram movimentos de leitura idênticos em todas a poesias porém somente um obteve um entendimento que fugisse do óbvio. Assim, a maioria dos alunos ainda não possuem um nível de proficiência na faculdade e, também, sua leitura é mais objetiva e direta.


Palavras-chave


Leitura; Poesia; Ensino.