Última alteração: 2018-12-06
Resumo
Este estudo, em forma de caráter preliminar, visa comparar os impactos em transferência de conhecimento e tecnologia no estágio supervisionado entre estudantes que realizaram um programa de MAI e estudantes que não realizaram. Com o intuito de levantar quantos foram os estudantes que realizaram um programa MAI e o levantamento de empresas que acolheram estudantes universitários para o estágio supervisionada do curso de engenharia de produção, campus Ponta Grossa. A metodologia foi dividida em duas etapas, a primeira etapa consiste na revisão de literatura, optou-se pela metodologia de pesquisa Methodi Ordinatio para compor esse trabalho. Já a segunda etapa da metodologia é a pesquisa documental. Com a segunda etapa da metodologia, foi feita uma análise dos documentos sendo possível levantar os dados sobre a mobilidade acadêmica internacional como a quantidade de alunos por convênio e países e sobre os estágios supervisionados, as empresas. Considerando as informações preliminares, observa-se uma forte relação entre a transferência de conhecimento e tecnologia, os programas de mobilidade acadêmica e o estágio supervisionado. Posteriormente, outras análises serão feitas nas próximas etapas da pesquisa.