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Arte e Cor, Cor e Arte: Parâmetros da Teoria da Cor para a análise de imagens artísticas do movimento de Artes e Ofícios e Art Nouveau
BRUNA APARECIDA BRESSELER, LUCIANA MARTHA SILVEIRA

Última alteração: 2018-11-29

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar, a partir da Teoria da Cor, obras de William Morris e Alphonse Mucha, artistas inseridos nos movimentos Artes e Ofícios e Art Nouveau. Os parâmetros de análise foram localizados em quatro eixos conceituais mais utilizados dentro da Teoria da Cor: os esquemas de Combinações de Cores; a Simbologia da Cor; as Cores de Contraste e as Relações entre a Cor e a Forma. Para a definição de tais parâmetros, foi realizada uma pesquisa bibliográfica na área de Teoria da Cor e suas metodologias de análise e aplicação. Uma pesquisa pictórica foi realizada em História da Arte, focada nos movimentos de Artes e Ofícios e Art Nouveau. Como resultado foi possível experimentar uma ampliação das possíveis metodologias de análise de imagens artísticas a partir da Teoria da Cor e apresentar uma reflexão crítica das obras escolhidas. Conclui-se assim que tais resultados proporcionaram fundamentos e experimentação de análise necessários ao embasamento de uma futura pesquisa, mais ampla, sobre a Teoria da Cor como meio para reflexão crítica da arte e seus processos de produção.



Palavras-chave


Teoria da Cor; Artes e Ofícios; Art Nouveau