Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Fibras naturais, resíduos e obtenção dos compósitos: Produção de corpos-de-prova de poliuretano de mamona e fibras do bagaço de cana-de-açúcar
JOAO CONRADO SANT ANA DE LIMA DEMBISKI

Última alteração: 2018-12-06

Resumo


A partir da observação do meio em que vivemos, visto a necessidade da substituição de matérias primas de origem fóssil, esta pesquisa tem como objetivo, explorar combinações de materiais compósitos biodegradáveis, tendo como base específica a mistura do poliuretano de mamona com a fibra do bagaço de cana de açúcar.

No decorrer desta pesquisa, com a parceria de meu colega João Victor Tarran, foi desenvolvido um molde no intuito de facilitar a produção de corpos-de-prova, a partir de normas técnicas, e amostras para análise estética e de aplicação.

Através do uso da resina de PU de mamona junto ao bagaço de cana, buscamos expandir horizontes e encontrar novas matérias e meios de produção, que sejam sustentáveis e no entanto sejam de tão ou maior qualidade em comparação aos materiais e métodos utilizados na realidade em que estamos inseridos.



Palavras-chave


Corpos-de-Prova; Poliuretano de Mamona; Bagaço de Cana-de-Açúcar; Materiais Compósitos; Sustentabilidade; Fibras Naturais