Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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CULTO A BELEZA: A MÍDIA E A INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS REFORÇANDO PADRÕES
Fernanda Pereira Almeida, Deiviti Filipe Impossetto, Angélica Cristina Rivelini

Última alteração: 2019-04-23

Resumo


Esta pesquisa estudou como universitários significam o conceito de ‘beleza’ e ‘vaidade’ para entender como indústrias químicas e o ensino de química constroem um padrão/modo de vaidade que nos leva a necessidade de consumo de seus produtos da indústria de cosméticos. A princípio foi realizado um levantamento bibliográfico no site da CAPES, utilizou-se como palavras chaves “culto a beleza” e “indústria cosmética”, a partir do levantamento foi realizada uma pesquisa com jovens universitários participantes de uma rede social. Foram propostas ao todo oito perguntas, as respostas foram analisadas com base na metodologia da análise do discurso. Com isso, verificou-se reflexos de preocupação exacerbada em relação a aparência, mesmo na faixa etária dos entrevistados, 22 anos em média. E ainda, um discurso que defende a utilização de cosméticos como uma alternativa para atender padrões de beleza e saúde impostos pela mídia e sociedade. Nas discussões propostas a escola exerce um papel fundamental, pois é necessário romper com a ideologia construída por grandes indústrias químicas e impostas pelas mídias como um padrão. Para então, termos alunos mais críticos que se posicionem perante ao papel que são imposto na sociedade, e provam um consumo consciente dos produtos cosméticos.


Palavras-chave


cosmético, ensino de química