Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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Estudo de implementação do conversor BUCK-BOOST CC-CC bidirecional com comutação ZVS
Eduardo Pacheco Carreiro Braga, Bruno Gomes de Assis, Claudinor Bitencourt Nascimento, Eloi Algostini Júnior

Última alteração: 2019-08-27

Resumo


Carros a combustão são os mais utilizados globalmente, responsáveis por mais de 99% dos carros em circulação atualmente, estes carros consomem toneladas de barris de petróleo por dia. Carros elétricos vêm como alternativa para veículos a combustão para países onde a matriz energética se baseia em fontes renováveis como a hidráulica e nuclear, pois nesse caso os carros elétricos gerariam menos gases poluentes. Estima-se que se plug-in electric vehicles, veículos elétricos que recebem energia de fonte externa e armazena em baterias (PEV), forem fortemente inseridos no mercado mundial deixaríamos de consumir aproximadamente 2.75 quatrilhões de Btu de combustíveis fosseis (Lynes, 2017). Para que isso ocorra são necessárias tecnologias para o gerenciamento de energia em PEVs. Baterias são geralmente utilizadas para armazenar essa energia porem devido as suas limitações de entrega de grandes fluxos de energia de maneira imediata também são utilizados supercapacitores (SC) em paralelo, formando um sistema hibrido de armazenamento de energia (SHAE). Para gerenciar o fluxo de energia entre essas duas fontes de armazenamento um conversor CC-CC bidirecional é necessário, com isso neste trabalho é apresentado um conversor CC-CC bidirecional com ZVS que já foi estudado em Bidirectional DC-DC Converters for Hybrid Energy Storage Systems in Electric Vehicle Applications (BRODAY, 2016) e envolve a análise matemática em regime permanente, uma topologia de projeto e com as seguinte especificações: Fonte 1 de 100 V, fonte 2 de 160 V, frequência de comutação em 100 kHz e potência nominal de 1000 W.


Palavras-chave


Conversores CC-CC Bidirecionais. Baterias. SC. PEVs. SHAE.

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