Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Processamento Digital de Sinais Biológicos para Aplicação em Redes Neurais Artificiais
Fabio Augusto Guidotti dos Santos, Victor Hideki Yoshizumi, Rafael Martinelli de Araujo, Aron Alexandre Martins Lima, Danilo Hernane Spatti, Maria Eugenia Dajer

Última alteração: 2019-05-05

Resumo


As Redes Neurais Artificiais são ferramentas poderosas e extremamente versáteis, que podem ser utilizadas para solução de problemas nas mais diversas áreas, dentre elas destaca-se a classificação de padrões. Para que uma Rede Neural Artificial tenha seu desempenho otimizado existem alguns fatores que devem ser levados em consideração, como por exemplo, o volume e a qualidade dos dados de entrada da rede. Uma técnica que pode ser aplicada para reduzir e extrair características dos dados de entrada é a Transformada Wavelet Packet. Método notável por trabalhar tanto no domínio do tempo quanto no domínio da frequência e a presença de diversas famílias wavelets com características diferentes. Deste modo, este trabalho realizou a comparação das principais famílias wavelets, a partir de dados eletromiográficos aplicados a uma RNA do tipo Perceptron Multicamadas, onde o volume inicial de dados foi reduzido em 128 vezes e a família Haar obteve os melhores resultados.


Palavras-chave


Rede Neural Artificial. Transformada Wavelet Packet. Sinais Eletromiográficos. Classificação de Padrões. Famílias Wavelet.

Texto completo: PDF