Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Estudo de Referenciais Não Inerciais
PAULA Leticia Souza de Moura, Fabrício Tronco Dalmolin, Caroline Ohlweiler Piccin

Última alteração: 2018-12-10

Resumo


Esse estudo tem por finalidade a construção de um produto educacional para a discussão a respeito de referenciais inerciais e não inerciais, bem como ajudar na definição de um cenário apropriado para a aplicação das Leis de Newton, em especial a Segunda. O produto é conta com três experimentos: uma plataforma giratória para recrear o experimento do Balde de Newton e mostrar o efeito da aceleração angular de um referencial em um pêndulo físico. Além disso, uma plataforma de aceleração linear foi usada para mostrar o mesmo efeito em um objeto em queda livre. Os experimentos foram projetados para privar o observador do referencial da Terra (considerado inercial para fins de aproximação quando os efeitos da sua rotação são desprezíveis). Dessa forma, professores podem mostrar de forma prática alguns fenômenos causados por referenciais acelerados, ressaltar a importância da escolha do referencial, como também guiar os estudantes na investigação de como algumas leis fundamentais da mecânica se comportam a depender dos referenciais.

Palavras-chave


Referencial não inercial, pseudoforça, efeitos anômalos.