Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Ações para desenvolvimento de metodologia de melhoria de ensino aprendizagem aplicada a engenharia de produção – entendendo o projeto pedagógico
Andreza Rodrigues Costa, Daiane Maria de Genaro Chiroli, Sofia de Mattos Previero

Última alteração: 2018-12-06

Resumo


Mediante as constantes modificações aplicadas a educação contemporânea oriundas da globalização, o mercado tem requerido profissionais cada vez mais flexíveis e adaptáveis a essas alterações. Portanto o presente projeto tem como objetivo compreender quais são e como são aplicadas as metodologias ativas de ensino utilizadas pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa, para deste modo propor o desenvolvimento de metodologias de ensino para Engenharia de Produção, que represente a realidade das empresas e/ou mercado, a partir do estudo e análise do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa e também a partir da análise de questionários respondidos pelos professores da instituição. O estudo e compreensão do Plano Pedagógico, se torna de extrema importância, pois permite observar a necessidade de serem realizadas mudanças no modelo de ensino adotado e de áreas adjacentes a serem melhor exploradas no curso. A mudança que tem ocorrido nas áreas da Engenharia de Produção se faz excepcional para um melhor desenvolvimento e desempenho tanto do professor quanto do aluno.


Palavras-chave


Metodologia; Práticas; Ativas; Ensino.