Última alteração: 2018-12-06
Resumo
Mediante as constantes modificações aplicadas a educação contemporânea oriundas da globalização, o mercado tem requerido profissionais cada vez mais flexíveis e adaptáveis a essas alterações. Portanto o presente projeto tem como objetivo compreender quais são e como são aplicadas as metodologias ativas de ensino utilizadas pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa, para deste modo propor o desenvolvimento de metodologias de ensino para Engenharia de Produção, que represente a realidade das empresas e/ou mercado, a partir do estudo e análise do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa e também a partir da análise de questionários respondidos pelos professores da instituição. O estudo e compreensão do Plano Pedagógico, se torna de extrema importância, pois permite observar a necessidade de serem realizadas mudanças no modelo de ensino adotado e de áreas adjacentes a serem melhor exploradas no curso. A mudança que tem ocorrido nas áreas da Engenharia de Produção se faz excepcional para um melhor desenvolvimento e desempenho tanto do professor quanto do aluno.