Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Aulas de Física do Ensino Médio: influências & perspectivas sobre a escolha de cursos de Engenharia
ALINE CAMILA PETRY, KELI CRISTINA MAURINA

Última alteração: 2018-10-23

Resumo


O objetivo desse trabalho foi conhecer e compreender as influências e perspectivas que as aulas de Física do Ensino Médio (EM) podem ter em relação a escolha por cursos de Engenharia, tendo como público analisado, os estudantes dos cursos de Engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco. A partir desse contexto, dados foram coletados e analisados através da aplicação de um questionário online. Dentre os resultados, foi possível inferir que as aulas de Física do EM realmente foram significativas e influentes para a referida escolha, o que não correspondeu exatamente aos docentes da disciplina. Outro aspecto levantado foi a não correspondência efetiva da base em conceitos físicos do egresso do EM para o ingressante na Engenharia, em outras palavras, a falta de consistência de conteúdos de Física básica dos calouros não é só um problema deles, individual, conforme foi apurado no trabalho com base em pesquisadores da área e entidades representativas, como a Sociedade Brasileira de Física

Palavras-chave


Ensino de Física; motivação; engenharia