Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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Métodos Computacionais para Competições de Futebol de Robôs
LUCCA RAWLYK HOLOSBACH

Última alteração: 2019-02-05

Resumo


A categoria VSSS da LARC propõe o desafio de montar um time de robôs com tamanho bem restrito que jogue autonomamente num campo também muito reduzido. Na competição um aparador é posto sobre o campo de uma forma que é possível posicionar uma câmera que capture a imagem do campo inteiro. Assim deve haver um sistema que transforme a imagem da câmera em comandos para cada robô. É trivial abstrair que existem dois processos relativamente independentes envolvidos, o processamento da imagem para obter as informações do campo e a transformação dessas nos comandos aos robôs por uma inteligência artifical. Após estudos de ferramentas, foi montado e implementado uma estrutura de sistema escrito em C++ que possui duas características notáveis. A primeira sendo permitir a facilidade no entendimento e calibração dos processos executados por meio de uma interface gráfica, escrita com a biblioteca Qt. E a segunda é a modularidade do sistema, que disponibiliza um protocolo de comunicação entre programas usando memória compartilhada com o módulo Interprocess da biblioteca Boost. O módulo de Visão desenvolvido utiliza a biblioteca de visão computacional OpenCV. Há uma prospectiva de se criar dois módulos de IA, um programado puramente em C++ no POO, e outro no PON, visto que os dois se baseariam em regras o segundo promete melhorias no desempenho e na facilidade de manutenção do código.


Palavras-chave


visão computacional, inteligência artifical, futebol de robôs

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