Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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Um olhar sobre os cursos de licenciatura em Matemática a partir de suas ementas e grades curriculares: o caso da Resolução de Problemas
ARIANE Silva LANDGRAF, Andresa Maria Justulin

Última alteração: 2018-12-10

Resumo


Este trabalho realizou um mapeamento da região sudeste do Brasil, com o objetivo de identificar como as instituições que propõem cursos de Licenciatura em Matemática oferecem em suas grades e ementas a Resolução de Problemas. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa no site do e-mec para um levantamento das instituições que ofertam tal curso nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo e, em seguida, realizou-se uma busca individual nos sites das mesmas, com a finalidade de identificar os dados necessários para compor os resultados dessa pesquisa. Além disso, estudos teóricos sobre a Resolução de Problemas e suas concepções foram realizados para melhor preparação e compreensão dos objetivos a serem alcançados. Os resultados obtidos indicaram que a Resolução de Problemas é tratada como disciplina em 26 dos 293 cursos investigados e apenas como tópico de ementa em 29.

Palavras-chave


Resolução de problemas. Formação de professores. Licenciatura em Matemática.