Última alteração: 2018-10-20
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade sensorial de quatro marcas distintas de leites fermentados através de uma analise sensorial pela escala do ideal e escala hedônica. A análise sensorial foi realizada com 120 provadores não treinados que avaliaram pela escala do ideal os atributos, sabor, consistência, textura, aparência, doçura e cor e pela escala hedônica o atributo avaliação global. Ao final construiu-se um mapa de preferência interno a fim de avaliar de forma mais eficaz os dados obtidos. A marca 1 e 4 foram as melhores aceitas pelos julgadores em todos os atributos sensoriais avaliados, sendo que estás apresentaram notas para os atributos próximo do ideal. O mapa de preferência interno, mostra uma preferência para as marcas 1 e 4 em todos os atributos sensoriais. As 4 marcas obtiveram uma boa aceitação entretanto no quesito avaliação global, as marcas 1 e 4 obtiveram um escore próximo de 7 o que é considerado como uma boa aceitação.