Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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Fechamento de escolas do campo no Brasil: um estudo a partir das regiões do país.
MARCOS VINICIUS PEREIRA RIBEIRO, Renata Cassia DE OLIVEIRA VELOSO, LEANDRO TURMENA

Última alteração: 2018-12-03

Resumo


Este trabalho objetiva estudar e mapear o fechamento das escolas do campo de modo a compreender os fatores que levam a este fechamento, nas cinco regiões do Brasil. Justifica-se de modo a compreender o fechamento das escolas do campo, visto que existem, em lei, normativas que dificultam o processo de fechamento das escolas do campo e iniciativas a políticas de educação para os povos do campo. Metodologicamente este trabalho foi construído por meio de revisão bibliográfica e estudos de documentos oficiais direcionados à educação do campo, que por meio destes estudos foram possíveis apontar dados sobre o números de escolas que foram fechadas durante 9 anos (2003-2012) nas regiões que compõem o país. Conclui-se, que o fechamento das escolas do campo acontece por alguns fatores socioeconômicos relacionados à vida no campo, porém, destaca-se a fragilidade no cumprimento de tais leis, que poderiam fortalecer a ideia de vivência no campo frente aos aspectos culturais, sociais e econômicos, que de uma maneira ou de outra esclarece os outros motivos de indiciam ao fechamento das escolas do campo.

Palavras-chave


Políticas educacionais. Dificuldade de fechamento. Revisão bibliográfica.