Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Ações para Desenvolvimento de Metodologias de Melhoria de Ensino Aprendizagem Aplicadas a Engenharia de Produção - Práticas Ativas de Ensino
SOFIA DE MATTOS PREVIERO

Última alteração: 2018-12-06

Resumo


Os engenheiros e tecnólogos são personagens-chave no processo de transformar conhecimento em inovação. Essa pesquisa tem como objetivo estudar métodos ativos de aprendizagem para a implementação no curso de Engenharia de Produção, a fim de proporcionar uma melhor e mais completa formação a esses alunos. Uma pesquisa bibliométrica foi feita no intuito de analisar os estudos já produzidos sobre o assunto e para entender melhor o funcionamento e aplicação de algumas dessas metodologias. O software NVivo foi usado para auxiliar nessa analise. Concluiu-se que essas metodologias tem ampla aplicação na engenharia, Porém foi percebida uma falta de estudos no Brasil sobre o assunto, o que reforça a necessidade da presente pesquisa.


Palavras-chave


Metodologia de ensino; Pratica Ativa; Aprendizagem