Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Desenvolvimento de sistema de controle e leitura de temperatura para caracterização térmica de meios amorfos e liquido cristalinos.
João Carlos Soto Riva de Oliveira, Ivan Marcelo Laczkowski, Mirian Sousdaleff Laczkowski, Manoel M. A de Jesus, Adriana Camila Braga

Última alteração: 2018-10-24

Resumo


Propriedades físicas intrínsecas da matéria, tais como: massa específica, resistividade elétrica, permissividade elétrica, permeabilidade magnética, índice de refração entre outras, apresentam valores distintos em diferentes condições de temperatura. Neste caminho, determinação de um desses parâmetros em diferentes temperaturas permite a construção de uma “identidade” térmica da matéria a ele associada. Essa caracterização, possibilita o uso dessas propriedades em sistemas de controle ou processos bem como a qualificação e certificação de produtos industriais ou domésticos, sobretudo aqueles de natureza associada à matéria condensada. Dessa forma, torna-se necessário o desenvolvimento de sistemas de controle e leitura de temperatura confiáveis que possam ser aplicados a uma grande gama de amostras. Nesse trabalho são apresentados resultados provenientes do desenvolvimento de um sistema tal qual o supracitado. Foram realizadas medidas automatizadas de temperatura na cidade de Apucarana bem como o controle térmico em sistemas amorfos com a finalidade de se obter o calor específico da água e de polpa de fruta. A equação fundamental da calorimetria foi aplicada para encontrar o calor especifico.


Palavras-chave


calorimetria, calor especifico, controle de temperatura.