Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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Abordagens para o ensino de frações equivalentes em livros didáticos, 1960-1970
Barbara Winiarski Diesel Novaes

Última alteração: 2019-01-02

Resumo


O presente trabalho é o resultado da Iniciação Científica vinculada ao projeto “A matemática a ensinar nos primeiros anos escolares: processos de internacionalização e circulação no estado do Paraná, 1960 – 1970” do Grupo de Pesquisa em História de Educação Matemática – Paraná (GHEMATPR) e objetivou analisar as abordagens para o ensino de frações equivalentes presentes em livros didáticos da década de 1960 e 1970 (atuais quintos e sextos anos do ensino fundamental). O conceito de equivalência é de extrema importância, por exemplo, para o desenvolvimento das operações com frações, construção dos números decimais e raciocínio proporcional. Como referencial teórico-metodológico para análise dos livros didáticos numa perspectiva histórica nos valemos dos estudos de Alan Choppin (2004). Adotamos estudos que colocam os saberes como foco da análise da profissão docente (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2017), bem como textos vindos da história cultural, que possibilitam análises em termos de uma cultura escolar (JULIA, 2001). Foram selecionados quatro livros didáticos de acordo com critérios pré-estabelecidos na pesquisa. Percebemos que existia uma grande importância dada a questão teórica seguida de exercícios de aplicação. Nos livros analisados as frações equivalentes foram abordadas de forma incipiente. O que mais de destacou foi a representação geométrica. Ressaltamos que a noção de equivalência é base para o desenvolvimento do raciocínio proporcional, base para o entendimento de conteúdo futuros.


Palavras-chave


História da Educação Matemática. Frações Equivalentes. Livros Didáticos.