Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
A construção da identidade de pibidianos de língua inglesa durante a formação inicial
AMANDA LARISSA RODRIGUES DE PAULA

Última alteração: 2018-11-29

Resumo


O presente estudo tem por objetivo identificar a construção da identidade do professor de língua inglesa em formação inicial. Duas narrativas autobiográficas produzidas por dois Alunos-Professores (APs) participantes do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) foram investigadas para saber como se dá o processo de construção de suas identidades e quais as influências do contexto no desenvolvimento de suas identidades. Para a análise das histórias de vida dos APS em formação inicial, embasa-mo-nos nos estudos de Barcaro (2012), Baladeli (2015) e Gamero (2011) que buscaram em suas pesquisas explorar o conceito de identidade do professor de língua inglesa, e nos estudos de Clandinin e Connely (2015) acerca da pesquisa narrativa. Destacamos a influência do contexto sócio-histórico-cultural em que os APs viveram e os momentos de suas vidas que refletiram nas escolhas e caminhos os quais estão seguindo agora, tanto pela opção pelo Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês quanto pelo possível desencanto com a profissão.


Palavras-chave


Identidade. Pesquisa narrativa. Pibidianos