Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Letras Trocada: projeto e metodologia para avaliação de leitura com letras trocadas - XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR (SICITE)
Thales Galvão Meira

Última alteração: 2018-12-03

Resumo


De acordo com uma pesquisa realizada pela Unidade de Ciência do Cérebro e Cognição da Universidade de Cambridge em 2003, independente da ordem das letras de uma palavra, a única coisa importante para compreender e lê-la é que a primeira e última letra estejam corretamente posicionadas, as demais letras podem estar totalmente embaralhadas. Este fato decorre de que a mente humana não lê ou compreende as palavras letra por letra, mas sim do significado da palavra como um todo. Instigado a recriar esta pesquisa para a língua portuguesa e poder comparar os resultados, este trabalho tem o principal propósito de tabelar dados para equiparar aos dos estrangeiros e influenciar outros pesquisadores brasileiros a atuar na área.