Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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Caracterização da educação matemática nas escolas do ensino médio brasileiras
Maria Gabriela Menezes, Thiago Gentil Ramires

Última alteração: 2020-09-20

Resumo


Nesta pesquisa, apresentamos um comparativo da qualidade da educação matemática no Brasil para diferentes níveis socioeconômicos, estados, educação pública e privadas e outros. Os dados utilizados nesta pesquisa referem-se ao exame nacional do ensino médio (ENEM) aplicado em 2017, cujo resultado é utilizado para garantir uma vaga em uma universidade. Associando os pontos obtidos no teste de matemática, com renda familiar, tipo de ensino e cor da pele por meio de modelo de regressão linear, concluímos que: os alunos de escola pública têm em média 81,87 pontos a menos que os alunos de escolas particulares; os alunos de raça preta e parda apresentam, em média, 27,42 e 23,09 pontos a menos quando comparados aos brancos. Comparando os estudantes que obtivem mais de 500 pontos, em todas as regiões o desempenho da educação pública foi aproximadamente metade do ensino privado. Os resultados obtidos mostram que o governo brasileiro deve concentrar recursos na escola pública para reduzir a desigualdade de educação dos estudantes brasileiros.

Palavras-chave


ENEM; Educação pública; Educação privada; Estatística descritiva

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