Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
SIMPLEBITS: KIT DIDÁTICO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE FÍSICA E ELETRÔNICA
WILLIAM CANDIDO RIBEIRO, PEDRO LUIZ DE PAULA FILHO, ALBERTO NOBORU MIYADAIRA

Última alteração: 2020-05-21

Resumo


A física é considerada uma disciplina difícil de ser ensinada, cujos alunos frequentemente demonstram desinteresse e dificuldade durante o processo de aprendizagem, sendo necessário a utilização de novas estratégias de ensino para estimular a leitura, pensamento e interação. A atividade experimentai é uma dessas estratégias e possui o potencial de demonstrar a relação entre os conceitos teóricos e práticos, contudo, é interessante que os experimentos sejam acessíveis aos alunos e que os mesmos possam realizar as práticas sem o uso de roteiros específicos. Com o avanço tecnológico, houve um crescente aumento na produção e utilização de componentes eletroeletrônicos no desenvolvimento de novas práticas didáticas de física. Este trabalho visa melhorar a qualidade no ensino da física por meio da utilização de resíduo eletrônico no desenvolvimento de um kit composto por 23 módulos. Tendo sido aplicado nos cursos de graduação da UTFPR, campus Medianeira, e contribuído com o esclarecimento de dúvidas de ao menos 83% dos alunos de Física 3.

Palavras-chave


Aprendizagem cognitiva; Educação; Reaproveitamento;

Texto completo: PDF