Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Trabalhando com problemas de múltiplos e divisores: análise de uma atividade aplicada com alunos do Ensino Fundamental
Larissa Nori Vieira, Andresa Maria Justulin

Última alteração: 2020-05-21

Resumo


Este trabalho tem por objetivo analisar o desempenho de 23 alunos, de uma turma de 6° ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do interior do Paraná, diante da resolução de problemas envolvendo o conteúdo de múltiplos e divisores. Além disso, também foi investigado se os participantes compreendem os conceitos de números primos, de máximo divisor comum e de mínimo múltiplo comum, sabendo aplicá-los na resolução de problemas. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, sendo os dados produzidos através da aplicação de uma avaliação diagnóstica. Por meio da análise dos dados foi possível perceber a dificuldade que os alunos possuem quanto à resolução de problemas, tanto na interpretação, quanto na execução de operações básicas.

Palavras-chave


Resolução de problemas; múltiplos; divisores; ensino de Matemática.

Texto completo: PDF