Tamanho da fonte:
Apropriação de conceitos da termoquímica por uma turma de estudantes do ensino médio na perspectiva CTSA
Última alteração: 2020-09-20
Resumo
A perspectiva educacional de Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente (CTSA) proporciona o estudo dos conceitos científicos a partir de situações reais, o que motivou esta pesquisa cujo objetivo foi investigar a apropriação de conceitos de Termoquímica na perspectiva CTSA em alunos do 2° ano do Ensino Médio. Neste contexto, foi elaborada uma sequência didática (SD) nos moldes dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1982) - problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento na perspectiva CTSA com a temática “Qual a Química que você respira?” e aplicada em um Colégio Estadual do município de Londrina. Como instrumentos de coleta de dados foi aplicado aos alunos um questionário inicial e um final em que ambos possuem a mesmas perguntas, no intuito de avaliar os conhecimentos prévios dos alunos e então verificar a evolução das respostas fornecidas por eles face a apropriação dos conceitos científicos. Pode-se inferir que a SD foi promissora para o ensino de termoquímica na perspectiva CTSA visto que, por meio das análises dos dados quantitativos e qualitativos, constatou-se que os estudantes foram capazes de relacionar conceitos químicos trabalhados nesta sequência didática aprimorando, portanto, a construção dos conceitos científicos.
Palavras-chave
CTSA, Termoquímica, Apropriação de conceitos
Texto completo:
PDF