Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
O conceito dispositivo em Michel Foucault
Mateus Mota Loiola Coutinho, Carina Merkle Lingnau

Última alteração: 2020-09-20

Resumo


Michel Foucault foi um importante filósofo teórico do século XX. Apesar de ter sido atuante no século passado, muitos dos pensamentos desenvolvidos por Foucault podem ser utilizados nos dias atuais, e entre eles está um dos objetos de estudo deste trabalho, que é o conceito de dispositivo para Michel Foucault. Este trabalho tem como objetivo analisar a relação de dispositivo foucaultiano com exemplos de situações de sala de aula usando as metodologias ativas na Universidade Tecnológica do Paraná, Campus Francisco Beltrão (UTFPR-FB), utilizando-se dos conceitos de discurso, dispositivo e metodologias ativas descritos na fundamentação teórica. A partir da análise dos exemplos pode-se concluir que a UTFPR-FB utiliza de recursos que criam dispositivos que associam a universidade a uma metodologia de ensino inovadora e voltada ao uso de metodologias ativas e recursos tecnológicos, um pensamento questionável já que no cotidiano da universidade essas metodologias estão presentes como ferramentas que auxiliam, mas não substituem, os métodos de ensino convencionais.

Palavras-chave


Discursos institucionais. Metodologias ativas. Universidade Tecnológica.

Texto completo: PDF