Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Análise de uma situação de ensino de geometria, desenvolvida no Geogebra
FLAVIA PATOLEA VILAS BOAS, MARIA LUCIA PANOSSIAN

Última alteração: 2020-05-21

Resumo


Este trabalho está focado na adaptação para o ambiente virtual de uma Situação Desencadeadora de Aprendizagem de geometria. Para a adaptação, foram utilizados conceitos da Atividade Orientadora de Ensino, com a intenção de manter as características das Situações Desencadeadoras de Aprendizagem. A análise da situação de ensino original e da situação adaptada foi realizada utilizando os princípios da Análise Didática. O instrumento para auxiliar a adaptação foi o curso de Geogebra do professor Sérgio Dantas. Foi possível verificar no momento da análise, que mesmo abordando as questões e conceitos propostos na situação de ensino original, a adaptação trouxe elementos distintos a partir do uso de recursos tecnológicos a partir do aproveitamento do software. Como conclusão, a adaptação trouxe potencialidades em relação à situação original com novos métodos de interação e trabalho dos alunos em relação ao material.


Palavras-chave


Geometria; Ensino; Geogebra.

Texto completo: PDF