Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Jogos sérios: proposta de um framework voltado para o ensino de projeto de desenvolvimento de produtos
LARISSA MOREIRA CONTE, Gilson Adamczuk de Oliveira

Última alteração: 2020-05-25

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo levar a aprendizagem ativa para a sala de aulaatravés da gamificação, visando motivar e mostrar os desafios do projeto dedesenvolvimento de produto (PDP) aos acadêmicos. Uma revisão sistemática de literaturasobre o tema foi realizada utilizando o método Proknow-C. Em seguida, propõe-se umframework voltado para o ensino prático de PDP. Ainda apresenta-se uma dinâmica (umjogo sério) que visa o aperfeiçoamento de um produto conhecido do mercado sob a lógicade um projeto plataforma. O estudo constata que a busca por novas metodologias de ensinopara PDP ainda está em progresso, o que mostra a necessidade de pesquisa nesta área. Osresultados com a realização da dinâmica em cursos de engenharia mostrou-se promissora,com a avaliação positiva da atividade realizada em dois semestres.

Palavras-chave


Aprendizagem ativa; Gamificação; Projeto de desenvolvimento de produto (PDP); Framework; Jogos sérios.

Texto completo: PDF