Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Situações de ensino de geometria
HANAAN TARBINE, Maria Lucia Panossian

Última alteração: 2020-05-21

Resumo


A partir da leitura dos artigos selecionados e o conhecimento adquirido durante a graduação, essa pesquisa tem como objetivo principal desenvolver uma situação de ensino que, de certa forma, supere as lacunas encontradas nos artigos em questão. O plano de trabalho contemplou os estudos sobre o conteúdo de geometria, mais especificamente, área e perímetro.  Como bases teórico-metodológicas para análise, foram estudadas a Atividade Orientadora de Ensino (AOE) e a Análise Didática. O conteúdo de área e perímetro de figuras planas foi escolhido pela importância, necessidade e presença no dia-a-dia e vida escolar do aluno. A partir das leituras foi possível verificar a recorrente confusão feita pelos estudantes no que diz respeito à diferenciação destes conceitos. Foram selecionadas revistas e explorados os artigos que continham explicitamente situações de ensino sobre o conteúdo de área e perímetro. Precedendo a criação de uma situação de ensino, fez-se necessário analisar as propostas dos artigos selecionados, que serviram como base para inspirar e pontuar lacunas e melhorias que poderiam ser feitas para alcançar uma proposta mais eficaz. Como resultado desta pesquisa, um jogo foi elaborado e analisado como situação de ensino de geometria.


Palavras-chave


Geometria. Jogos. Área. Perímetro.

Texto completo: PDF