Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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Análise e desenvolvimento de situação de ensino de trigonometria
ISABELLA SHIRAIWA CRUZ, Maria Lucia Panossian

Última alteração: 2020-05-21

Resumo


Este artigo utiliza como fundamentação teórica a Atividade Orientado de Ensino (AOE) e Análise Didática (AD). Após o estudo teórico, analisamos dois dos documentos oficiais, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná (DCE-PR), para compreender o que se espera do ensino de trigonometria durante o 9° ano do ensino fundamental II. Realizamos um levantamento de dados das publicações feitas, para ter conhecimento dos trabalhos desenvolvidos referente ao tema trigonometria. A partir da análise dos artigos encontrados, procuramos desenvolver uma nova proposta de situação de ensino, que através de um problema busca fazer com que os estudantes sejam autônomos e encontrem as possibilidades de resoluções para o problema proposto. Ao traçar as estratégias para a resolução, espera-se que os estudantes percebam as relações existentes no triângulo retângulo.


Palavras-chave


Atividade Orientadora de Ensino; Análise Didática; Trigonometria; Situação-problema.

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