Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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Uma análise da aplicação da gamificação em ambientes de ensino e aprendizagem
GEORGE AUGUSTO MOREIRA CZELUSNIAK

Última alteração: 2020-09-20

Resumo


Tendo em vista a crescente demanda de tecnologias voltadas ao processo de aprendizagem, este estudo propõe analisar uma destas tendências inovadoras, que é a aplicação da gamificação em ambientes de ensino e aprendizagem, tal qual e-learning. Para isto, uma revisão sistemática foi desenvolvida utilizando a metodologia Methodi Ordinatio. Por meio deste estudo foi possível identificaras tendências ao longo dos anos, os principais artigos e autores que desenvolvem trabalhos acerca deste tema. A metodologia permitiu classificar os artigos de acordo com sua relevância utilizando fator de impacto, número de citações e ano de publicação. Como resultados, identificou-se que o tema vem em crescente crescimento e que há, de fato, um promissor fator motivacional e de engajamento envolvido na aplicação desta técnica. Finalmente, mais pesquisas e estudos mais maduros ainda precisam ser realizados para explorar cada vez mais este tema, que aparenta ser promissor nos contextos atuais.

Palavras-chave


Aprendizagem Ativa. Ensino auxiliado por computador. Engajamento. Ensino.