Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
A escolha profissional e a formação no ensino superior: o perfil de egressas do PPGTE
Paula Caldas Brognoli

Última alteração: 2020-05-21

Resumo


RESUMO

O recorte da pesquisa teve por objetivo analisar a memória das egressos(as) do PPGTE (programa de pós-graduação de mestrado e doutorado em tecnologia e sociedade da UTFPR) e buscou compreender a relação entre a escolha profissional e a formação no ensino superior. A formação do quadro de mulheres na pós graduação visa a inserção destas em carreiras de acadêmicas e científicas. Avaliar o perfil das egressas é apontar não só aspectos  da relação entre o trabalho atual e a formação, como apontar possíveis melhorias no programa do ponto de vista das mulheres. Como método de pesquisa se adotou a perspectiva exploratória e qualitava. Enquanto procedimentos foram enviados e-mails para 72 egresso(as), que resultou na realização de entrevistas com 4 egressas, as  entrevistas foram gravadas e transcritas e submetidas ao procedimento de análise das narrativas. As narrativas das egressas apontam para escolhas profissionais focalizadas na carreira acadêmica e científica, afirmando que a realidade social do trabalho das egressas é fortemente mediada por sua formação acadêmica.

Palavras-chave


Egressas.Escolha Profissional. Mercado de Trabalho