Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Modelagem, identificação, síntese e implementação de estratégias PI no controle de um circuito resistor-capacitor
IZABELA ALMEIDA MOCELIN, EMERSON Ravazzi Pires da SILVA, André Feracin

Última alteração: 2020-06-25

Resumo


O amadurecimento intelectual do futuro profissional em engenharia depende tanto de seu conhecimento teórico quanto de seu conhecimento prático, e no campo de controle dinâmico não é diferente. Consequentemente, surgem os módulos didáticos que visam fortalecer os conteúdos conceituais vistos em sala de aula teórica. No entanto, quaisquer módulos didáticos, independente da área de instrução, costumam ser de difícil aquisição por possuírem um custo elevado para as instituições de ensino. Dessa forma, este trabalho propõe realizar a modelagem, identificação, síntese e implementação de estratégias PI no controle de um circuito Resistor-Capacitor (RC) através do desenvolvimento de um módulo didático analógico de baixo custo de execução.

Palavras-chave


Módulo didático. Controle PI. Circuito RC. Arduino®

Texto completo: PDF