Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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Estudo de dinâmica veicular utilizando um modelo de quarto de carro
Gilmar Telles De Araújo

Última alteração: 2020-08-04

Resumo


Neste estudo, utiliza-se um modelo de quarto de carro de modo a otimizar o conforto do motorista/passageiro, utilizando o software MATLAB® foi realizada uma análise computacional do problema de modo a descobrir amplitude máxima e aceleração rms(raiz do valor quadrático médio), para isso adimensionalizou-se as equações do modelo para o qual foram construídas as curvas de níveis, uma que relaciona fator de amortecimento e constante da mola com amplitude máxima e outra que relaciona fator de amortecimento e constante da mola com aceleração rms. O cálculo da aceleração rms é feita escolhendo um fator de compensação e multiplicando pela aceleração do sistema. Concluiu-se então que para uma função senóide agindo como estrada com amplitude de 30 centímetros, se obteve um modelo extremamente desconfortável.


Palavras-chave


Análise computacional. Otimização de conforto. Aceleração rms.

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