Tamanho da fonte:
A relação consumo e meio ambiente no contexto universitário
Última alteração: 2020-05-21
Resumo
Após a revolução industrial e com a forte expressão da globalização, o consumo excessivo e suas implicações ambientais começaram a chamar a atenção da comunidade científica em diversas áreas do conhecimento. Neste estudo, os conceitos de ecologia fez-se oportuno para argumentar a necessidade de aproximação entre as ciências da natureza e ciências sociais, enfatizando cientificamente e filosoficamente a relação homem-natureza. Na sociedade moderna, o consumo é estimulado por algumas variáveis como aumento da produção, direcionamento publicitário para grupos específicos em diversas classes socioeconômicas, evolução da renda, cultura e outras. No que tange a Educação Ambiental, para desenvolver, em qualquer escala, um programa, uma ação ou uma política ambiental, deve-se conhecer o comportamento de consumo do público alvo, no qual, este comportamento dita a conduta social. Em vista disso, a pesquisa analisou o comportamento consumista e o nível de conhecimento acerca do consumo conceitual: Bem Viver, 5R’s e o Consumo Minimalista, a fim de teorizar ações ambientais no âmbito universitário que motivem a criação de um ambiente equilibrado entre consumo e viver bem. Deste modo, pôde-se demonstrar que há uma correlação entre as variáveis e, consequentemente, uma influência nos hábitos de consumo e no nível de conhecimento dos acadêmicos.
Palavras-chave
Consumismo; Homem-natureza; Educação Ambiental
Texto completo:
PDF