Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Escuta das Professoras sobre os Desafios da Passagem dos Anos Iniciais aos Finais do Ensino Fundamental
ARLETE ALVES VICENTINI, David da Silva Pereira

Última alteração: 2020-05-21

Resumo


A partir da leitura do Curso, de 1983, tornado livro sob o título “Governo de Si e dos Outros”, foram levantadas algumas questões sobre as dificuldades encontradas pelos professores e pelas crianças na passagem do 5° para o 6º ano do Ensino Fundamental da Educação Básica Nacional. A leitura de O Governo de SI e dos Outros – Curso do Collège de France, de 1983, de Michel Foucault inspirou a reflexão a questão das duas metades da narrativa que esse autor faz sobre a peça Íon para explicar como a verdade emerge e revela o que de fato acontecera. É a questão do sujeito que novamente possibilitará, assim como na explicação sobre Édipo Rei, que uma trama se desenvolve a partir de vários pontos e que para desvendá-la é necessário reunir as meias-verdades trazidas pelas personagens. A partir daí, as observações e entrevistas com professoras de duas escolas municipais e de uma colégio estadual revelaram problemáticas que, para serem elucidadas, precisam, também, fazer emergir as duas metades que compõem a verdade sobre a aprendizagem das crianças, a saber, a necessidade do encontro dessas profissionais que atuam nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental em uma cidade do norte do Paraná.


Palavras-chave


Foucault. Verdade. Passagem.

Texto completo: PDF