Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Ensaios interlaboratoriais para a medição de tensões residuais
Renan Franchetti Lemos, Julio Cesar Klein das Neves, Marina Izabelle Grabarski

Última alteração: 2020-08-13

Resumo


A introdução de tensões residuais compressivas é amplamente aplicada em componentes mecânicos que serão submetidos a esforços cíclicos, com o objetivo de aumentar sua vida em fadiga. Para isso, tratamentos termoquímicos ou mecânicos podem ser utilizados. Conhecer o valor do campo de tensão gerado é de fundamental importância para se saber a tensão real de trabalho. O uso da difração de raios X é um dos métodos utilizados para realizar medições de tensão residual.

A proposta desse trabalho foi verificar a equivalência entre valores de tensão residual medidos em dois difratômetros diferentes. Para isso, quatro diferentes perfis de tensão residual foram medidos. Os materiais estudados foram o ferro fundido nodular e o aço AISI 5150 submetidos à tratamentos de nitretação e shot-peening.  Foi aplicado um teste de hipótese a fim de verificar se os valores de tensão residual eram diferentes.

A partir do teste realizado notou-se que os difratômetros haviam gerado medidas equivalentes. Sendo possível inferir que a diferença é nula entre as medições dos laboratórios para uma mesma amostra.

Palavras-chave


Tensão residual, difração de Raios X