Última alteração: 2020-07-06
Resumo
O uso de motores de corrente contínua sem escovas (BLDC) é cada vez mais recorrente por possuírem um melhor rendimento e diversas qualidades quando comparados à um motor de corrente contínua, tais atributos fazem com que o motor BLDC seja usualmente utilizado em veículos elétricos e nas áreas da robótica e aviação. Em tais aplicações, o motor é exposto a distúrbios de carga, o que faz com que técnicas de controle empregadas a motores, como o PID, não alcancem suas variáveis com precisão em casos de perturbação súbita e variação de parâmetros. Para tal, técnicas de controle adaptativas podem ser empregadas, como a lógica Fuzzy, que por meio da utilização de tomadas de decisões previamente estabelecidas, consegue realizar ajustes no controlador PID podendo melhorar o desempenho e minimizar falhas no sistema. Assim, este trabalho tem como objetivo a comparação de um controlador PID e um controlador adaptativo Fuzzy-PID aplicados à um motor BLDC, controlando-se sua velocidade. Para o projeto e simulação utiliza-se o software Simulink, já a implementação experimental do controlador PID é feita em um módulo Arduino. Com base nos resultados obtidos, consegue-se notar uma melhora no tempo de resposta utilizando o controlador adaptativo em relação ao controlador PID.