Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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Algumas considerações a respeito das formas indeterminadas do Cálculo no Ensino Básico
LUIZ GABRIEL MARTINS, ANDERSON ALVES MIGUEL, RODRIGO MATHEUS RITTER, ARACELI CIOTTI DE MARINS

Última alteração: 2020-09-20

Resumo


Ao estudar matemática é frequente se deparar com restrições para usar um algoritmo ou procedimento, despertando a curiosidade nos alunos. Algumas vezes os professores não explicam seja porque a matemática necessária é avançada, não haver tempo para justificar ou, ainda, creem que os alunos aceitem sem questionamento. Por exemplo, porque não se pode dividir por zero, particularmente zero por ele mesmo, ou, zero elevado à potência nula. Particularmente, essas situações fazem parte de um tópico estudado no ensino superior, mas que aparecem na educação básica quando se apresentam os conteúdos de divisão e potenciação. Assim, este trabalho toma como objetivo desenvolver justificativas/demonstrações para servirem de material de apoio para que os docentes possam responder as dúvidas de seus alunos a respeito disso. Para tanto, foram consultados documentos oficiais como os PCNs, BNCC e DCE, revisão bibliográfica do tema, análise de cinco livros didáticos e estudo de tópicos de teoria dos números e análise. Permitindo elaborar demonstrações para as várias etapas de ensino em que aparecem os tópicos de divisão e potenciação. Criando material base para os professores desenvolverem suas próprias justificativas quando forem apresentar aos alunos.

Palavras-chave


Livros Didáticos. Divisão. Ensino Fundamental. Ensino Médio.

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