Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Estudos para a sala de aula dos cursos de Engenharia: aplicações de probabilidade e estatística
JULIA EUNICE FERNANDES, GUATAÇARA DOS SANTOS JUNIOR, CAROLINE SUBIRÁ PEREIRA

Última alteração: 2020-05-21

Resumo


O objetivo deste trabalho é investigar a percepção dos acadêmicos de Engenharia de Produção quanto à aprendizagem de Probabilidade e Estatística, para isto se propôs para uma turma da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Ponta Grossa, em curso na disciplina de Probabilidade e Estatística, que expressassem suas opiniões pessoais quanto ao tema em um Texto de Opinião.  Os dados foram analisados, respeitando o anonimato dos envolvidos, por meio da Análise Textual Discursiva que possibilitou observar que apesar de as percepções quanto a aprendizagem diferirem de acadêmico para acadêmico, foi possível encontrar semelhanças que permitiram a construção de categorias: uma quanto ao conceito de aprendizagem e outra quanto à como aprender. Neste mesmo sentido, por meio dos excertos extraídos dos Textos de Opinião, constata-se que a aplicação prática da teoria possui papel relevante no processo de aprendizagem, estando presente como auxílio para a memorização dos conteúdos, para a aquisição de conhecimentos e para ampliar a visão de mundo.


Palavras-chave


Aprendizagem. Percepção. Analise Textual Discursiva.

Texto completo: PDF